CESC Cursos

OBJETIVOS DO CURSO

Formar professores e demais profissionais interessados em atuar junto a instituições educacionais, oferecendo subsídios teórico-práticos na interface Psicologia da Educação para a compreensão e o enfrentamento de problemas de escolarização.

CAMPO DE ATUAÇÃO

No âmbito da educação formal, atua: realizando pesquisas, diagnóstico e intervenção preventiva ou corretiva em grupo e individualmente; envolvendo em sua análise e intervenção, todos os segmentos do sistema educacional que participam do processo de ensino- aprendizagem. Considerando as características do corpo docente, do currículo, das normas da instituição, do material didático, do corpo discente e demais elementos do sistema. Em conjunto com a equipe, colabora com o corpo docente e técnico na elaboração, implantação, avaliação e reformulação de currículos, de projetos pedagógicos, de políticas educacionais e no desenvolvimento   de   novos   procedimentos   educacionais.   No âmbito   administrativo atua: contribuindo na análise e intervenção no clima educacional, buscando melhor funcionamento do sistema que resultará na realização dos objetivos educacionais; participando de programas de orientação profissional com a finalidade  de contribuir no processo de escolha da profissão e em questões referentes à adaptação do indivíduo ao trabalho; analisando as características do indivíduo com deficiência, para orientar a aplicação de programas especiais de ensino; realizando seu trabalho em equipe interdisciplinar, integrando seus conhecimentos àqueles dos demais profissionais da educação

PÚBLICO-ALVO

Professores e demais profissionais interessados em atuar junto a instituições educacionais e em conhecimentos relativos a psicologia da educação.

 

Disciplinas

Módulo Básico

01

Didática do Ensino Superior

02

Metodologia da Pesquisa Científica

03

Orientação e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Módulo Específico I

04

Psicologia da Educação

05

Neurociência e Aprendizagem

06

Psicologia da Aprendizagem

Módulo Específico II

09

Recursos Lúdicos no Processo de Ensino Aprendizagem

10

Psicologia, Teoria e Dificuldades da Aprendizagem

11

Psicologia do Desenvolvimento da Aprendizagem

Carga Horária Total de 360 à 600 h