OBJETIVOS DO CURSO
- Formar profissionais competentes e especialistas em Educação em Tempo Integral, para que desenvolvam com excelência a capacidade de criar projetos interessantes e eficientes que atendam as novas necessidades educacionais do país.
- Construir uma educação emancipatória e formativa, visando a melhoria da qualidade de ensino e promoção do acesso, permanência e sucesso do aluno no ambiente escolar;
- Compreender as concepções de tempo integral que perpassam as experiências de educação e as formas de organização de práticas de educação em tempo integral;
- Pensar a educação e a escola em tempo integral como forma de possibilitar uma formação adequada a todas as crianças, garantindo acesso a meios complementares de educação e socialização;
- Promover a reflexão acerca da educação e escola em tempo integral na escola pública brasileira, com base nas experiências históricas mais expressivas e nas políticas públicas de seu desenvolvimento;
- Compreender que a implantação da educação em tempo integral esta sendo contemplada pela LFB e PNE, contando com recursos financeiros do FUNDEB e do Programa Mais Educação, com intenção de aumentar o número de escolas em tempo integral no país.
CAMPO DE ATUAÇÃO
De acordo com a Lei nº 13.005/2014, 50% das escolas públicas de educação básica deverão oferecer educação em tempo integral para atender famílias que necessitam dessa assistência.
PÚBLICO-ALVO
Professores universitários, graduados nos cursos de bacharelado, tecnologia de nível superior e licenciaturas.
N° | Disciplinas |
Módulo Básico | |
01 | Ética Geral e Profissional |
02 | Noções de Epistemologia da Ciência e Metodologia Científica |
03 | Noções de Direito para o alcance da cidadania no Brasil contemporâneo |
04 | Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) |
Módulo Específico I | |
05 | Legislação da Educação em Tempo Integral |
06 | Conceitos e Operacionalidade da Educação de Tempo Integral |
07 | Políticas e Programas para a Educação em Tempo Integral – O Projeto Mais Educação |
08 | Possibilidades Educativas |
Módulo Específico II | |
10 | Currículo e Oficinas para Educação Integral |
11 | Teoria e Prática no Trabalho por Projetos |
12 | Projeto Político Pedagógico na Escola de Tempo Integral |
13 | Projetos para a Educação e Escola em Tempo Integral |
Módulo Específico III | |
15 | Aspectos práticos: tempos, espaços e práticas pedagógicas |
16 | Docência do Ensino Superior |
17 | TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) |
Carga Horária Total 600 h |
- 4 a 6 meses
- 420h a 600h
- Inicio: Imediato
- Habilitação: Pós-Graduação
- Mensalidades a partir de R$ 69,90 *Consulte os valores