CESC Cursos

OBJETIVOS DO CURSO
  • Formar profissionais competentes e especialistas em Educação em Tempo Integral, para que desenvolvam com excelência a capacidade de criar projetos interessantes e eficientes que atendam as novas necessidades educacionais do país.
  • Construir uma educação emancipatória e formativa, visando a melhoria da qualidade de ensino e promoção do acesso, permanência e sucesso do aluno no ambiente escolar;
  • Compreender as concepções de tempo integral que perpassam as experiências de educação e as formas de organização de práticas de educação em tempo integral;
  • Pensar a educação e a escola em tempo integral como forma de possibilitar uma formação adequada a todas as crianças, garantindo acesso a meios complementares de educação e socialização;
  • Promover a reflexão acerca da educação e escola em tempo integral na escola pública brasileira, com base nas experiências históricas mais expressivas e nas políticas públicas de seu desenvolvimento;
  • Compreender que a implantação da educação em tempo integral esta sendo contemplada pela LFB e PNE, contando com recursos financeiros do FUNDEB e do Programa Mais Educação, com intenção de aumentar o número de escolas em tempo integral no país.
CAMPO DE ATUAÇÃO

De acordo com a Lei nº 13.005/2014, 50% das escolas públicas de educação básica deverão oferecer educação em tempo integral para atender famílias que necessitam dessa assistência.

PÚBLICO-ALVO

Professores universitários, graduados nos cursos de bacharelado, tecnologia de nível superior e licenciaturas.

 

Disciplinas

Módulo Básico

01

Ética Geral e Profissional

02

Noções de Epistemologia da Ciência e Metodologia Científica

03

Noções de Direito para o alcance da cidadania no Brasil contemporâneo

04

Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)

Módulo Específico I

05

Legislação da Educação em Tempo Integral

06

Conceitos e Operacionalidade da Educação de Tempo Integral

07

Políticas e Programas para a Educação em Tempo Integral – O Projeto Mais Educação

08

Possibilidades Educativas

Módulo Específico II

10

Currículo e Oficinas para Educação Integral

11

Teoria e Prática no Trabalho por Projetos

12

Projeto Político Pedagógico na Escola de Tempo Integral

13

Projetos para a Educação e Escola em Tempo Integral

Módulo Específico III

15

Aspectos práticos: tempos, espaços e práticas pedagógicas

16

Docência do Ensino Superior

17

TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)

Carga Horária Total 600 h