CESC Cursos

OBJETIVOS DO CURSO

O curso organiza discussões sobre a alfabetização e o letramento como propostas inclusivas no sentido de combater o fracasso escolar ainda muito presente nas escolas brasileiras. Visa potencializar o educador no trabalho com a diversidade em sala de aula sustentado em aportes teóricos atualizados que nortearão as escolhas didáticas favorecedoras da aprendizagem da oralidade, da leitura e da escrita.

CAMPO DE ATUAÇÃO

O profissional poderá atuar como especialista em alfabetização e letramento nos diversos espaços educativos, exercendo seu papel com amplo conhecimento e domínio dos processos para intervir e promover avanços na aprendizagem no que diz respeito à alfabetização de leitura, escrita e matemática.

PÚBLICO-ALVO

O curso se destina a professores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares que atuam especificamente na Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, bem como fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos e demais profissionais interessados nas temáticas oferecidas.

 

 
 

Disciplinas

 

Módulo Básico

01

Ética Geral e Profissional

02

Noções de Epistemologia da Ciência e Metodologia Científica

03

Noções de Direito para o alcance da cidadania no Brasil contemporânea

04

Língua Brasileira de Sinais

Módulo Específico I

05

Psicologia da Personalidade Infantil

06

Psicologia da Aprendizagem

07

Alfabetização e Letramento: Conteúdo e Métodos

08

Dificuldades de Aprendizagem na Alfabetização e no Letramento

09

Psicogênese da Escrita

Módulo Específico II

10

Literatura Infantil

11

Literatura Infantil na Alfabetização e Letramento

12

Docência de Ensino Superior

13

Estudo Individual (Fora da Sala de Aula)

14

TCC – Trabalho de Conclusão de Curso

Carga Horária Total 600 h