OBJETIVOS DO CURSO
Ampliar a compreensão de concepções acerca da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao Autismo e refletir sobre as respectivas implicações para o exercício das tarefas relacionadas aos acontecimentos cotidianos; Aprofundar os conhecimentos sobre Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao Autismo a partir das diversas concepções, reconhecendo suas implicações teóricas e metodológicas para a formação do profissional; Desenvolver habilidades básicas para o reconhecimento do quadro clínico e indicação das modalidades de tratamentos existentes na Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao Autismo; Exercitar normas científicas na elaboração de trabalhos acadêmicos tais como: projeto de pesquisa, artigo acadêmico, monografia, entre outros; Planejar e executar as atividades emergentes da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao Autismo.
CAMPO DE ATUAÇÃO
- O profissional poderá atuar como especialista na Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao Autismo, exercendo seu papel com amplo conhecimento e domínio dos processos para intervir e promover avanços na aprendizagem no que diz respeito ao autista.
PÚBLICO-ALVO
Graduados nas áreas de psicologia, educação (especial e infantil) e pedagogia, educação física, psicopedagogia,
profissionais de saúde, enfermagem, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia e áreas afins. Outros profissionais,
de nível superior, envolvidos direta ou indiretamente com o cuidado, ensino e tratamento de pessoas com Transtorno
do Espectro Autista.
| Disciplinas |
Módulo Básico | |
01 | Ética Geral E Profissional |
02 | Noções De Epistemologia Da Ciência E Metodologia Científica |
03 | Noções De Direito Para O Alcance Da Cidadania No Brasil Contemporâneo |
04 | Língua Brasileira De Sinais (LIBRAS) |
Módulo Específico I | |
05 | Conceitos Básicos Da Análise Do Comportamento I |
06 | Conceitos Básicos Da Análise Do Comportamento II |
07 | Introdução Ao Transtorno Do Espectro Autista: 1. Características Diagnósticas (DSM V); 2. Legislação. |
08 | Comportamento Verbal |
09 | Seminário Da Pesquisa Científica |
10 | Avaliação Comportamental: 1. Observação E Registro; 2. Introdução Aos Protocolos De Avaliação |
Módulo Específico II | |
11 | Manejo De Comportamentos |
12 | Técnicas Para O Ensino De Novos Comportamentos |
13 | Estratégias E Técnicas Para Inclusão Ao Contexto Escolar |
14 | Elaboração De Programa De Ensino Individualizado |
15 | Interface Entre Intervenção, Família E Escola |
16 | Ética E Conduta Profissional Na Prestação De Serviços Baseados Em ABA |
Carga Horária Total 600 h |
- Período de duração: 12 meses (01 ano)
- Carga Horária: 600 h
-
Amparo legal: Resolução CNE‐CES 1‐2001
Resolução CNE‐CES 1‐2007